top of page
12068986_104497106572511_445104743760233

Cia Gente Falante - Puppet Theater

Sob_a_Luz_-Myra_Gonçalves6.jpg

Sobre 

A Cia Gente Falante

"O ânima do Boneco ou Objeto é a matéria prima primordial para criar a nossa poesia"

 Cia Gente Falante originária de Salvador/Ba em 91, fundada e dirigida pelo ator-bonequeiro Paulo Martins Fontes. Consolidando há mais de 30 anos uma pesquisa meticulosa da linguagem Teatro de Animação  atuando em vários campos: Teatro, Dança, TV, Publicidade, Cinema, Terapia hospitalar, Literatura e já ocupou quase todos os espaços de teatro e parques de Porto Alegre em temporadas. Participou de vários festivais e mostras nacionais e internacionais, com participações especiais de seus espetáculos nos países do  Mercosul e Espanha. A Cia possui 11 produções no seu repertório: O Teatro de Sombras de Ofélia - 1999 (Prêmio Quero-quero SATED/2006), 4 Contos para Teatro de Bonecos 1998,  Sob a Luz da Lua 2000, João e  Maria e Sidério - Irmão do Espaço 2001, Circo Minimal 2003 (Prêmio Tibicuera Especial 2004), Xirê das Águas/Odoyá 2008,  Louça Cinderella 2010 (7 indicações/ vencedor de 03 Prêmios Tibicuera 2011 de melhor Luz, cenografia e ator),  Xirê das Águas/OrayeyêÔh  2011 (04 indicações e 01 Prêmio Tibicuera 2020/2021 de Melhor Direção - 07 indicações no Prêmio Olhares da Cena e 02 prêmios: Melhor Iluminação e Figurino), Caixa de Música 2012 e Maria Peçonha 2023 (estreia dia 24 de junho de 2023, no teatro do Sesc Alberto bins. )

Currículum Artístico

Integrantes da Cia Gente Falante - Teatro de Bonecos

Paulo Martins Fontes - Direção artística e Atuação

15/ 09 /1968

Nascido na cidade de Salvador, Bahia em 1968. Ilustrador e Ator-bonequeiro autodidata, participante de oficinas com grandes mestres do meio do Teatro e Teatro de animação, como Florent Pelayo (ator e diretor da Cia de Teatro de máscaras Thêatre de La Paillasse, França), Luís Rossi (Cenógrafo de São Paulo),  Marlene Goidanish (Preparadora vocal e Regente do Conjunto de Câmara  de Porto Alegre/RS), Daniela Carmona (Atriz e Diretora em Porto Alegre/RS), Victor Varella (Diretor de espetáculos de Teatro de Objetos/ Cuba), grupo KORYU NISHIKAWA (Japão), o mímico Hugo Soares do Teatro HUGO e INÊS (Peru), Mestre bonequeiro Yang Fy (China), o marionetista Stephen Mortran (Inglaterra), Aurélio de Simone (Iluminador/ Rio de Janeiro/RJ), Mestre Mamulengueiro Zé Lopes (Pernambuco/RE), entre outros.

Fundador da Cia Gente Falante – Teatro de Bonecos em 1991. Radicou-se em Porto Alegre há mais de 20 anos e dedica-se ao longo de mais de 29 anos a uma pesquisa meticulosa da linguagem de teatro de Formas Animadas (bonecos, sombras, objetos, figuras, gigantes, miniaturização, etc) atuando em vários campos: Teatro, televisão, publicidade, cinema, moda, terapia hospitalar, literatura, ilustração de livros infantis, coordenação de palco, produção, iluminação e contação de histórias.

Ao longo da sua trajetória, Paulo Martins Fontes, desenvolveu trabalhos de intercâmbio, criação de bonecos, cenografias, adereços oficinas, workshops e orientação de manipulação para grandes companhias do Rio Grande do Sul (Etceteratral, Teatro di Stravaganza, Depósito de Teatro, Turma do Dionísio, Oigalê, Circo Girasol, Santa Estação, Tupezona de Teatro, Cia Las Brujas...) e muitas companhias de outras estados do Brasil (Andante, Centro Teatral etcetera e tal, acesso produções, Essaé Cia Teatral, Camila Miotto...), conferindo ao seu trabalho de ator-bonequeiro e da Cia Gente Falante, referenciais importantes para a qualificação e desenvolvimento na produção do Teatro de Formas Animadas no Brasil.

Eduardo Custódio - Produção Executiva

30/10/1974

1990/1991 - Atuação no espetáculo financiado pelo Theatro Avenida chamado "Na Noite", com apresentações em Pelotas, cidades vizinhas e no Uruguai.
1996 - Atuação no espetáculo "Liberdade, Liberdade" – Direção MalconMartinéz .Pelotas/RS
1996 - Participação na gravação da  minissérie "INCIDENTE EM ANTARES",  realizada em Pelotas - Rede Globo de Televisão.
1998 - Modelo fotográfico para confecção das peças gráficas do espetáculo Teatral o "BARÃO NAS ÁRVORES" realizado em Porto Alegre/RS. .
1999 - Performance de manipulação de bonecos - Inauguração da Maxi caixa do Banco Meridional – "BONECOS FRENTISTAS" – Cia Gente Falante.
1999/2000 - Operação de luz e som no espetáculo de teatro de bonecos – "O TEATRO DE SOMBRAS DE OFÉLIA" – Cia Gente Falante.
1999 - Construção de Bonecos e adereços do espetáculo "DRÁUZIO – UM VAMPIRO DIFERENTE" – direção Vanise Carneiro.
1999 - Produção de VT publicitário "CAMPANHA PUBLICITÁRIA DO VESTIBULAR DA UPF" –  Direção Gilson Vargas – Plongee Produções.
1999 – “ERA UMA VEZ AS BRUXAS FALANDO INGLÊS” – assistência de construção dos bonecos.
1999 – “CONTROLE DE QUALIDADE COCA-COLA” – Assistência de construção dos figurinos do espetáculo “Garrafas”.
2000 - Apresentação como Mestre de cerimônia da Inauguração da “BIBLIOTECA LEVERDÓGIL DE FREITAS” - IPDAE.
2000 - Operação de som para o espetáculo "HACHIOJI KURUMA NINGYO" - Teatro Tradicional de Bonecos do Japão – Teatro São Pedro.
2000/2001 - Produção e Contra-regragem no espetáculo de teatro de bonecos – "SOB A LUZ DA LUA" – Cia Gente Falante.
2000/2001 - Operação de luz, som e produção no espetáculo de teatro de bonecos – "4 CONTOS PARA TEATRO DE BONECOS " – Cia Gente Falante .
2001- Construção, atuação e manipulação do boneco gigante "SIDÉRIO" – criado para o desfile do FÓRUM SOCIAL MUNDIAL, SEMANA INTERNACIONAL DA VOZ e 16ª
SEMANA DO TEATRO DE BONECOS DA AGTB, 8º Porto Alegre em Cena – Cia Gente
Falante.
2001 - Assistência na construção dos bonecos, figurinos e cenografia do espetáculo “JOÃO E MARIA”  - Cia Gente Falante.
2001 - Produção e Contra-regragem no espetáculo de teatro de bonecos – "JOÃO E MARIA" – Cia Gente Falante.
2001 - Assistência na montagem da “EXPOSIÇÃO ÂNIMA” (comemorando 10 anos da Cia Gente Falante acervo e produções da Cia) – Café Ritrovo.
2002 - Produção e Contra-regragem no espetáculo de teatro de bonecos – "4 CONTOS PARA TEATRO DE BONECOS" – Cia Gente Falante.
2002 - Produção Executiva do Espetáculo “GÊ DE LUA E ESTRELA” – Cia Lumiar Teatro de Animação. 
2003– Recepção, Bilheteria, Assistência de construção de bonecos e Produção da Cia no Projeto “CIRCO MINIMAL”.
2005 – Manipulação no espetáculo “JOÃO E MARIA”  - Cia Gente Falante
CURSOS
1999 -  “Construção da Forma e do Movimento” (Técnicas teatrais para construção e manipulação de bonecos de luva – módulo 1) – com o Ator-bonequeiro Paulo
Fontes – Casa de Cultura Mário Quintana  - Porto Alegre/RS
2000- WORKSHOP com o grupo Japonês "KORYU NISHIKAWA" - teatro de bonecos – Casa de Cultura Mário Quintana.
2000-  “Construção da Forma e do Movimento” (construção de bonecos de balcão) – com o Ator-bonequeiro Paulo Fontes – Atelier Paulo Fontes - Porto Alegre/RS
2001– “Construção da Forma e do Movimento” - (os marotes) – com o Ator-bonequeiro Paulo Fontes – Atelier Paulo Fontes - Porto Alegre/RS
2001 - WORKSHOP com  “Hugo Suarez Flores” – Cia Hugo & Inês  ( Perú )- teatro de bonecos (8º Porto Alegre em Cena) –  Cia de Arte.
2001– Oficina de música com Guilhermo Santiago em Jaraguá do Sul/SC
2004 – Workshop de teatro de Formas Animadas com Magda Modesto, Hamiltom Braga e Marcos Malafaia em Blumenau/SC.
2006 – Assistência de construção de bonecos para a produção do espetáculo “A  TEMPESTADE” de Shakespeare, com Direção de JezebeldiCarli. Prêmio Quero-Quero (Sated/RS):Melhor Espetáculo Infantil, Direção, Cenário, Atriz coadjuvante, Iluminação.
2006 – Assistência de construção de bonecos para a produção do espetáculo “Uma
Aventura Farroupilha”, com Direção de Ramiro Silveira. Prêmio Quero-Quero (Sated/RS):Melhor Produção Infantil.
2006 – Assistência de construção de Silhuetas de Teatro de Sombras para a produção do espetáculo “Branca de Neve?”, com Direção de Álvaro Assadi (Núcleo Etc e Tal/Rio de Janeiro). Com indicações ao Prêmio ZilcaSalaberri :Melhor Espetáculo, Direção, Melhor Atriz, Prêmio especial de pesquisa de novas linguagens.
2008 – Atuação, produção e assistência de Construção de Bonecos no Espetáculo Xirê das Águas – Odoyá;
2008 – Circulação Nacional no Palco Giratório com o Espetáculo Circo Minimal;
2010– Atuação e produção no Espetáculo Louça Cinderella;
2011- Produção no Espetáculo Xirê das Águas – OrayeyêÔh; 2012 -
2012 - Produção e atuação no Espetáculo Caixa de Música;
2011 a 2023– Produção Festival Palco Giratório Sesc Porto Alegre; 
2016 a 2017– Logística do Festival Palco Giratório Sesc Porto Alegre; 
2013 a 2023 - Produção Festival Internacional de Música Sesc Pelotas.
2006– Produção local para Espetáculo “Tecendo Volúpias” do Grupo As Caixeiras de Brasília/DF
2012 – Produção local para Espetáculo “FADAS” da Essaé Cia de Joinville/SC

2023– Atuação e produção no Espetáculo MARIA PEÇONHA

Referências

A Cia Gente Falante por Paulo Martins Fontes

DSC_0013.JPG

Programação de apresentações previstas para 2023

Temporada  Cia Gente Falante 

Maria Peçonha, da Cia Gente Falante, estreia dia 24 de junho, no Teatro SESC

 

O espetáculo de teatro de bonecos, criado a partir da obra de André Neves, fará duas apresentações, dias 24 e 25 de junho, às 16h

 

            Maria, artista popular que entre agulhas, remendos de tecidos e linhas, costurou bonecas de pano e a própria vida.Dedicada à artesania, não foi essa arte que a fez admirada pelos moradores da pequena Alegrete, no Sul do Brasil, mas uma façanha inexplicável: Onde ela passava, nasciam flores.Assim tornou-se Maria Flor, até que um dia se transformou em Maria Peçonha. Com essa narrativa instigante, o espetáculo, criado a partir da obra do ilustrador André Neves, com técnica mista de teatro de formas animadas da competente e longeva Cia Gente Falante, o espetáculo ganha vida dias 24 e 25 de junho, às 16h, no Teatro Sesc.

            Utilizando bonecos de luva francesa, boneco de vara, boneco manipulação à vista, boneco de balcão, teatro de objetos, sombras, narração e animações digitais, Maria Peçonha é um conto fantástico gaúcho, com incríveis imagens e importantes aspectos das tradições culturais do RS e do contemporâneo, que necessitam ser repassados aos nossos jovens e adultos, pois aborda a necessidade de convívio com as diferenças, além de mostrar possíveis caminhos que nos tornem cidadãos com mais empatia com outros humanos e com o planeta.  Essa obra aclara de forma poética um problema que se agrava ano após ano: a desertificação cada vez mais intensa do solo da região sudeste do Rio Grande do Sul.

            Em seu livro, André Neves conta uma história de tolerância e compaixão, sua versão da lenda gaúcha da menina costureira que fazia tudo florescer, mas se transforma em uma mulher amarga. A narrativa é intercalada com quadrinhas e as ilustrações misturam tecido e colagens. Ao final do livro, um glossário sobre a cultura popular do Rio Grande do Sul enriquece os conhecimentos do leitor. A montagem, inédita até o momento, estava pronta para estrear no ano de 2020, quando a pandemia da COVID-19 nos atingiu. Agora, fortalecida pelos anos e com sua história trazendo ainda mais representatividade, o público finalmente poderá conhecer a Maria Peçonha. “Durante o andamento da pandemia, produzimos um documentário mostrando o feitio e o processo de letargia temporária da montagem, que estava quase pronta pra estrear em 2020. Com o título Maria Peçonha em Hibernação,o documentário mostra a construção do espetáculo, revelando sua estética e os movimentos de criação dramatúrgica, em sintonia plena com a premiada obra de André Neves”, afirma Paulo Martins Fontes.

            As produções da Cia Gente Falante têm em sua essência o rigor pela dramaturgia, burilada, precisa, com excelência estética, equipe qualificada, grandes diretores e com o peso mais de três décadas de trajetória dentro do universo do teatro de formas animadas. “Maria Peçonha segue esta linha do tempo e, além de ser uma obra necessária para os tempos que vivemos, exemplifica o olhar assertivo para a preservação da natureza, em compasso crescente de degradação dentro e fora de nós” reflete o diretor Paulo Martins Fontes. E há também no enredo o exemplo da necessidade de um estudo maior sobre o tema empatia e a possibilidade de todos terem a oportunidade de um recomeço. “É o que buscamos, recomeçar também”, complementa.

 

 

Sobre André Neves e a Cia Gente Falante:

 

            André Neves nasceu em Recife e mora atualmente em Florianópolis, onde trabalha pesquisando, escrevendo e ilustrando livros infantis. Desde 1998, vem desenvolvendo trabalhos como autor, ilustrador e arte-educador. Participou do curso de ilustração para infância em Sarmede, na Itália. Em 2002, seu trabalho como ilustrador do livro “Sebastiana e Severina” foi selecionado para a mostra itinerante “XX Mostra Internazionale d’ Illustrazione per I’infanzia Stepan Zavrel” na Itália, onde percorreu várias cidades para colorir os olhos de muitas crianças. Pelos seus trabalhos, foi agraciado pela FNILJ – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil com o Prêmio Luis Jardim (Melhor Livro de Imagem) e recebeu menções de “Altamente Recomendável”.É autor e ilustrador dos livros infantis “Um pé de vento”; “Caligrafia e Dona Sofia”; “Colecionador de Pedras”; “O enigma das caixas”; Menino chuva na rua do sol”; ” Mestre Vitalino”; “O ovo e vovô”; “A seca”; “O segredo da arca de Troncoso”; “Uma história sem pé nem cabeça”; “Vira, vira, vira lobisomem”; “Maria Peçonha”; “Sebastiana e Severina”, “Lino”, entre outros.

 

             A Cia Gente Falante originou-se em Salvador, em 1991, fundada e dirigida pelo ator-bonequeiro Paulo Martins Fontes. Consolidando há 32 anos uma pesquisa meticulosa da linguagem teatro de animação, atua em vários campos, como teatro, dança, Tv, publicidade, cinema, terapia hospitalar, literatura, contação de histórias, e já ocupou quase todos os espaços de teatro e parques de Porto Alegre em temporadas. Participou de vários festivais e mostras nacionais e internacionais, com participações especiais de seus espetáculos nos países do Mercosul, Espanha e cobriu todo o território nacional. Atualmente a Cia possui onze produções no seu repertório, com destaque para Sob a Luz da Lua - 2000, João e  Maria - 2001,  Circo Minimal – 2003 (Prêmio Tibicuera Especial - 2004),  Xirê das Águas/Odoyá – 2008,- Louça Cinderella – 2010 (7 indicações e 3 Prêmios Tibicuera 2011 de melhor Luz, melhor cenografia e melhor ator),- Xirê das Águas/OrayeyêÔh – 2011 (4 indicações e Prêmio Tibicuera 2020/2021 de Melhor Direção, 7 indicações no Prêmio Olhares da Cena e 2 prêmios: Melhor Iluminação e Figurino), - Caixa de Música – 2012.

 

 

Ficha técnica:

A partir da obra de André Neves

Direção artística: Paulo Martins Fontes

Direção de cena: Tatiana Cardoso

Atores manipuladores: Eduardo Custódio e Paulo Martins Fontes

Narradora: Carol Aquino

Criação dos bonecos, cenografia, pesquisa e arte gráfica: Paulo Martins Fontes

Construção das esculturas dos bonecos : Paulo Martins Fontes e Sandra Matos

Produção, assistência de construção dos bonecos e cenografia: Eduardo Custódio

Trilha sonora: Gustavo Finkler e Renata Mattar

Operação de multimídia: Henrique Strieder

Criação das animações em multimídia: Maurício Casiraghi

Figurinos dos atores: Antonio Rabàdan

Costuras dos figurinos dos bonecos, cenografia e operação de som: Niltamara Gomes

Operação de som: Manu Goulart

Ilustrações da arte gráfica para as animações digitais: André Neves

Iluminação: Thaís Andrade

Fotografias: Adriana Marchiorie

Divulgação: Bebê Baumgarten

Realização e Produção Cia Gente Falante – Teatro de Bonecos – 32 anos/2023

Classificação indicativa: Livre, com indicação para maiores de 10 anos

Duração: 45min

 

 

MARIA PEÇONHA

Estreia dia 24 de junho, às 16h – Teatro Sesc

Apresentações dias 24 e 25 de junho, 16h

Teatro Sesc - Alberto Bins, 665 / Centro

 

Valor do ingresso:

Inteira: R$ 40,00 / meia-entrada R$ 20,00 (mais de 60 anos, crianças e estudantes)

Ingressos no Sympla ou uma hora antes da apresentação na bilheteria do teatro

Posto de venda também em Viamão, no Espaço Viandantes.

 

Link do Documentário “Maria Peçonha em Hibernação”

https://youtu.be/Sx3Hyon1MJs

 

Redes:

Facebook: Paulo Duda Fontes Custodio

Instagram: @ciafalante

 

Informações para a imprensa:

Bebê Baumgarten Comunicação
51 3028.4201 / 98111.8703
bebe@bebebaumgarten.com

www.bebebaumgarten.com

Histórico da Cia Gente Falante Teatro de Bonecos

   Cia Gente Falante já ocupou quase todos os espaços de teatro e parques de Porto Alegre em temporadas e participou de vários festivais e mostras dentro e fora do país:      

. Programação Biblioteca Monteiro Lobato – Salvador/Ba 1991 a 1996;     

. ESPANTOMANIA / Shopping Iguatemi - Porto Alegre/RS 1999;     

· DESCENTRALIZAÇÃO DA CULTURA da Prefeitura de Porto Alegre (as 16 regiões);   · DC Mostra Bonecos 1999 - Porto Alegre/RS;     

· 42ª, 43ª, 45ª SEMANA DE PORTO ALEGRE/RS;     

· Terças da Cultura UNISINOS 2000 / Porto Alegre/RS;     

· FESTIVAL BALAIO BRASIL (Mostra Nacional) – SESC São Paulo/SP 2000;     

· BALAIO BRASIL – Itinerância por 18 cidades do interior de São Paulo pelo SESC SP 2000;     

· 13º, 14ª, 15ª e 16ª SEMANA DO TEATRO DE BONECOS – AGTB/RS     

· PROJETO ARENA DOS BONECOS – Porto Alegre/RS;     

· FESTIVAL ESPETACULAR DE TEATRO DE BONECOS (Mostra Internacional) – Curitiba/PR -  2001;  · 8º PORTO ALEGRE EM CENA - Porto Alegre/RS;     

· 47ª, 48ª e 49ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE/RS;     

· PROJETO ÁRVORE DA PAZ - Porto Alegre/RS - 2002;     

· PORTO VERÃO ALEGRE/RS - 2002;     

· FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE BONECOS DE CAXIAS DO SUL/RS - 2002;     

· 2º, 3º e 4º FESTIVAL DE FORMAS ANIMADAS DE JARAGUÁ DO SUL/SC;     

· 5º, 6º, 7º e 8º FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO INFANTIL DE BLUMENAU/ SC;     

· FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE BONECOS DE CANELA 14ª, 15ª e 16ª edição; · 1ª     

MOSTRA CULTURAL DA REDE MARISTA / SANTANDER CULTURAL Porto Alegre/RS - 2002;     

· 3ª FESTIVAL DE BONECOS DO JARDIM SUL - São Paulo/SP - 2003;     

· 21ª FEIRA DO LIVRO DE NOVO HAMBURGO/RS - 2003;     

· 11ª e 12ª FEIRA DO LIVRO DE MORRO REUTER/RS;     

· 4ª FEIRA DO LIVRO DE ALVORADA/RS - 2002;     

· 2ª FEIRA DO LIVRO DE TRAMANDAÍ/RS - 2003;     

· OUTUBRINCANDO - Centro Cultural C.E.E.E. – Porto Alegre/RS 2003;     

· PROJETO ESPAÇO VIVO DA SMC - Porto Alegre/RS - 2003;     

· FEIRA DO LIVRO DE GRAMADO/RS - 2004;     

· 13º FESTIVAL ESPETACULAR DE TEATRO DE BONECOS - CURITIBA/PR - 2004;     

· 2º ENCENINHA (MOSTRA INFANTIL DO PORTO ALEGRE EM CENA) RS - 2004;     

· 19ª FEIRA DO LIVRO DE GRAVATAÍ/RS - 2004;     

· 50ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE/RS - 2004;     

· FEIRA DO LIVRO DE VIAMÃO/RS – 2004;     

· 2º FESTIVAL VIDA E ARTE – Fortaleza/Ce – 2005;     

· 3º SEMINÁRIO NACIONAL SESC CBTIJ DE TEATRO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE – RJ/RJ – 2005;     

· 3º FESTIVAL DE TEATRO DE BONECOS DE RIO DO SUL/SC – 2005;     

· CIRCUITO SESI/RS  (interior do RS);     

· 17º FESTIVAL INTERNACIONAL BONECOS CANELA/RS – 2005;     

· 14º FESTIVAL ESPETACULAR DE TEATRO DE BONECOS DE CURITIBA/PR – 2005;     

· CIRCUITO SÃO PAULO COM APRESENTAÇÕES DA CIA GENTE FALANTE COM O CIRCO      

MINIMAL (Capital e Interior) – 2005;     

· CIRCUITO ESPANHA COM APRESENTAÇÕES DA CIA GENTE FALANTE COM O CIRCO      

MINIMAL (FERIA INTERNACIONAL DE TITERES DE SEVILLA, TITIREAL EM ALCALÁ LA REAL E FESTIVAL   INTERNACIONAL DE TÍTERES DE REDONDELA) – 2006;     

· FESTIVAL DE TEATRO DO SESC ARSENAL DE CUIABÁ – 2006;     

· 18º FESTIVAL INTERNACIONAL BONECOS CANELA/RS – 2006;     

· 3º FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO PARA CRIANÇAS DE PERNAMBUCO – 2006;     

· FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE  SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP – 2006; · SESC RIBEIRÃO PRETO/SP – 2006;     

· SESI BONECOS BRASIL – Região SUL-SUDESTE (São Paulo/SP, Nova Iguaçu/RJ, Porto Alegre/RS e Joinville/SC) – 2006;     

· 21º FESTIVALE – FESTIVAL DE TEATRO DO VALE DO PARAÍBA – São José dos Campos/SP – 2006;     

· 7º FEIRA DO LIVRO FUNDAÇÃO BRADESCO Gravataí/RS – 2006;     

· FEIRA DO LIVRO DE PICADA CAFÉ/RS - 2006;     

· 52º FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE/RS – 2006;     

· AÇÃO GLOBAL PORTO ALEGRE/RS – 2006;     

· 1º FESTIVAL BRASILEIRO DE TEATRO DE ITAJAÍ/SC – 2007;     

· 1º FESTIBOM – FESTIVAL DE TEATRO DE BONECOS DE MARINGÁ –2007;      

· CIRCULAÇÃO CAIXA CULTURAL Brasília e Salvador – março 2007;     

· SEMANA DE PORTO ALEGRE 2007;     

· FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE BONECOS DE BH (Minas Gerais) 2007;     

· 39º FILO – FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE LONDRINA (Paraná) 2007;     

· FITA 2007 – FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE FORMAS ANIMADAS DE FLORIANÓPOLIS;     

· Mostra de Bonecos e Formas Animadas de Ribeirão Preto 2007;     

· TEMPORADA CASARÃO VERDE – DC Shopping 2007 – Porto Alegre/RS;     

· SESI BONECOS DO BRASIL 2007 – Região Norte do Brasil ( Porto Velho/Ro, Rio Branco/AC e Boa      Vista);     

· I CORETO EM CENA – Caragutatuba/SP - 2007;     

· NATAL BORBULHANTE DE GARIBALDI/ RS – 2007;     

· I CORETO EM SOL – Caraguatatuba/SP – 2008;     

· 2º SESI BONECOS DO RIO GRANDE – Tramandaí/RS – 2008;     

· FILO 40 ANOS (participação especial das comemorações) - 2008;     

· PALCO GIRATÓRIO SESC CIRCUITO DE FESTIVAIS (Fortaleza/CE, Poa/RS, Recife/PE,      

Cuiabá/MT, Brasilia/DF, Maceió/AL, Florianópolis/SC, Rio de Janeiro/RJ) - 2008;     

· CULTURA UNIVATES (Lajeado/ RS) - 2008;     

· 2º FESTIBOM (Maringá/ PR) - 2008;     

· 20º FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE BONECOS DE CANELA/ RS - 2008;     

. 5º FESTIVAL UNIPAR DE TEATRO - Umuarama/ PR 2008;     

. MOSTRA DE BONECOS E FORMAS ANIMADAS DE RIBEIRÃO PRETO 2008.;

. SESI MOSTRA BONECOS DO RIO GRANDE - Caxias do Sul - 2008;     

. SESI BONECOS DO BRASIL - Edição Nordeste 2008 - João Pessoa, Fortaleza e Natal;     

. SESC PALCO GIRATÓRIO 2008 - Circulação ( Rio de Janeiro, Alagoas, Pernambuco e Santa Catarina);    . 3° SESI BONECOS DO RIO GRANDE 2009 - Tramandaí;     

. PROJETO BAÚ DE HISTÓRIAS - Sesc SC - 20 cidades/ 40 apresentações - Jun 2009;     

. CIRCUITO ARTE SESC RS - Gravataí, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Passo Fundo, Ijuí e Santa Rosa - Jul 2009;     

. SESI BONECOS DO BRASIL - Edição Centro-oeste  Ago 2009 - Brasília, Palmas, Campo Grande, Goiânia e Cuiabá;     

. FESTIVAL DO BONECO DE GOIÂNIA/ GO - Ago 2009;      

. ALDEIA PALCO GIRATÓRIO SESC/SC - Set 2009 - Lages, Blumenau, Itajaí e Joinville;     

.  III LITORAL EMCENA – Caraguatatuba e São Sebastião/SP - Out 2009;     

. MARATONA DE CONTOS SESC Blumenau e Joinville/SC - Out 2009;      

. ANIMA UBERLÂNDIA/ MG - Out 2009;     

. FEST CANA  SESC Gravataí - Out 2009 - Caraá/RS     

. O THEATRO SÃO PEDRO AGORA É DAS CRIANÇAS- Out 2009 - Porto Alegre/ RS;     

. SESI BONECOS DO RIO GRANDE - Nov 2009 - Campo Bom/ RS;     

. PROJETO VERÃO BAND/SESC/RS - Torres - Jan e Fev 2010;     

. PROJETO ENTER SESC SC - Florianópolis - Fev 2010;     

. MITA - Mostra Internacional de Teatro de Animação - Rio de Janeiro - Fev 2010;     

. RIO GRANDE NO PALCO SESC/RS - Gravataí, Farroupilha, Bento Gonçalves, Carazinho, Ijuí, Santa Maria, Santa Cruz e Lajeado - Mar 2010;     

. FITO Festival Internacional de Teatro de Objetos – Belo Horizonte/MG Maio 2010.     

. PROJETO BAÚ DE HISTÓRIAS - Sesc SC - 25 cidades/ 50 apresentações - Jul 2010;     

.SESI BONECOS DO BRASIL - Edição Norte  Ago 2010 - São Luiz/MA, Terezina/PI, Manaus/AM ;     

. SESI BONECOS DO RIO GRANDE - Ago 2010 - Gravataí/RS     

. FITO Festival Internacional de Teatro de Objetos – Florianópolis/SC, Campo Grande/MS e Brasilia/DF Nov/Dez 2010.     

. MOSTRA CIA GENTE FALANTE 20 ANOS DE TEATRO DE BONECOS - SESC/RS, Porto Alegre/ Março/Abril  

2011.     

. MOSTRA CIA GENTE FALANTE 20 ANOS DE TEATRO DE BONECOS (Residência) - SESC/RS, Uruguaiana / Maio/Junho 2011.     

. 11° FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE BONECOS DE BH - Belo Horizonte/MG - Junho 2011. .MOSTRA CIA GENTE FALANTE 20 ANOS DE TEATRO DE BONECOS na 1ª Mostra Passo Fundo de Teatro - SESC/RS, Passo Fundo/ Junho 2011.     

. FESTIVAL DE INVERNO DE ITÁ/ SC - Julho 2011.     

.SESI BONECOS DO BRASIL E DO MUNDO Edição 2011. Região Sudeste.     

. Projeto MONTACONTOS Cia Gente Falante/ Poa/RS Temporadas Louça Cinderella e Xirê das Águas - OrayeyêÔh - Agosto 2011.     

. FITO - Festival Internacional de Teatro de Objetos Edição 2011 - Recife - Nov 2011.     

. FITO - Festival Internacional de Teatro de Objetos Edição 2011 - Campo Grande/MS - Nov/Dez 2011.     

. FITO - Festival Internacional de Teatro de Objetos Edição 2012 – Curitiba/ PR - 2012.     

. SESI BONECOS DO MUNDO - Edição Nordeste 2012 - Recife, Fortaleza e Salvador.     

. 1ª Mostra de Teatro de Formas Animadas de Cuiabá – SESC Arsenal 2012;     

. PROJETO BAÚ DE HISTÓRIAS 2012 - Sesc SC - 25 cidades/ 50 apresentações;     

. CIRCUITO TEATRO A MIL 2013 SESC RS – 08 cidades Serra Gaúcha/ outubro 2012 ;

. CIRCUITO TEATRO A MIL 2013 SESC RS – 08 cidades da Fronteira com o RS/abril 2013 ; .  CENA BRASIL  INTERNACIONAL – RJ/ Junho 2013 ;     

. FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE SÂO JOSÉ DO RIO PRETO – SP/  Julho 2013 ; .  SESI     

BONECOS DO MUNDO – Edição Centro-oeste/ Campo Grande, Cuiabá e Brasilia/ Agosto 2013 ; . SESC  

Ribeirão Preto – Projeto Teatro Infantil Itinerante – Set 2013;     

. 20° Porto Alegre em Cena – 2013;     

. 15º Caxias em Cena – 2013;     

. Residência SESC Cuiabá – Oficina de Teatro de Objetos – outubro 2013;     

. Projeto Cultura e Lazer  Recrearte SESC/ RS Outubro 2013;     

. 7º Litoral encena / Caraguatatuba/SP – Outubro 2013;     

. Semana Sesc de Teatro de Formas Animadas 2ª Edição/ Cuiabá/MT – NOV 2013.;

. Circuito REPERTÓRIOS Sesc/SC Dez/2013 -  6 cidades;    

. Festival do Palco Giratório SESC São Luiz do Maranhão 2013 ;

. Circuito Nacional Palco Giratório do SESC 2014 ;

. Festival Intenacional Bonecos Canela 2014;     

. 31st ISME – Internacional Word ConferenceOn Music Education - Brasil / Porto Alegre 2014;    

. 8º Litoral encena / Caraguatatuba/SP  e Circuito (Paraibuna, Redenção da Serra e São Bento do Sapucaí) – Outubro 2014;     

 

. SESI BONESCOS DO MUNDO 2014 – Participação na exposição de acervo de 10 anos das Cias participantes,  “OBSERVATÓRIO DO TEATRO DE BONECOS BRASILEIRO”;     

. Mostra Cia Gente Falante – Teatro de Bonecos em Porto Alegre, 10 espetáculos, exposição, lançamento do Livro, Intervenções urbanas e 10 Workshops de Teatro de Formas Animadas, Prêmio Fomento Cultural da Prefeitura de Porto Alegre/ RS – 2014;    

. Feira Literária de Viamão/ RS - 2014;     

. Mostra Nacional de Circo do SESC Ribeirão Preto/ SP 2015;     

. Mostra SESC Carirí de Culturas/ CE 2015;

. 9º Litoral Encena/ Caraguatatuba/ SP 2015;     

. Feira Literária de Viamão/ RS - 2015;     

· 28º FESTIVAL INTERNACIONAL BONECOS CANELA/RS – 2016;    

. 10º Litoral Encena/ Caraguatatuba/ SP 2016;     

. CIRCUITO TEATRO A MIL 2016 SESC RS – 06 cidades;     

. Comemoração dos 25 anos / Espaço Viandantes/ Viamão/ RS – 2016;    

. Rio Grande no Palco 2016 RS – Torres e abrangência;    

. 10° Litoral Encena – Festival Nacional de Teatro de Rua, Bonecos e Circo de Caraguatatuba/ SP 2016; .

6° Aldeia Imembuy 2016 – SESC Santa Maria;  

. Feira Literária de Viamão/ RS - 2016; 

. CIRCUITO TEATRO A MIL 2017 SESC RS – – Alegrete, Uruguaiana, Erechim e Camaquã; 

. Maratona de Contos 2017 – SESC Itajaí/ SC; 

. Aldeia SESC Santa Rosa 2017; 

. Feira Literária de Viamão/ RS – 2017;

. Festival de Teatro Lambe-lambe de Brasília 2018.

. Festebom – Maringá/ PR  2018.

- Festia – Canoas/ RS 2018.

- Mostra PirlimpimpimTheatro São Pedro – Porto Alegre/ RS.

- Maratona de Contos – Sesc Itajaí / SC – 2018.

- 25ª Feira do Livro de Morro Reuter/ RS – 2018.

- 30° Festival Internacional Bonecos Canela / RS – 2018.

- 4° Festival de Circo Sesc de Santa Maria/ RS – 2018.

- Sesc Dramaturgias – Concórdia/ SC – 2018.

- Projeto Cirandar– Theatro São Pedro – Poa RS – 2018

- Mostra Curumim – SESC Campina Grande – Paraíba – 2019.

- Mostra de Circo Sesc Caxias do Sul/ RS – 2019.

- CIRCUITO TEATRO A MIL 2019 SESC RS – Porto Alegre.

- Mostra de Formas Animadas – Sesc Cuiabá – 2019.

- Mostra de repertorio Gente Falante – Centro Cultural 25 de Julho.

- 31° Festival Internacional Bonecos Canela / RS – 2019.

- Estréia do Espetáculo Maria Peçonha com participação na programação do Festival Palco Giratório do SESC 2020 - Porto Alegre/ RS. (adiada em decorrência da pandemia de Covid19)

- Temporadas on-line no Projeto Casa da Esquina (Espetáculos de repertório da Cia Gente Falante – Teatro de Bonecos; Xirê das Águas Orayeyê Ôh, Louça Cinderella e Mostra Comunidade Miniaturizada.

- 4° Festinfante / SC – Edição On-line 2020

-  Mostra de Formas Animadas – Sesc Cuiabá – 2020.

- II Mostra Internacional de Teatro Lambe-lambe de Brasília 2021.

- Projeto Janelas Poéticas (Projeto Las Brujas Cia de Teatro) Através das janelas dos asilos de Porto Alegre/ RS 2021.

- Exibição On Line franqueada do Espetáculo 4 Contos para Teatro de Bonecos (Inciso II Lei Aldir Blanc 2021

- Festival Velha Joana / Primavera do Leste/MT / Agosto 2021

- Exibição no Projeto Sesc ON / Palmas/TO / Agosto/Setembro 2021

- Oficina no Projeto Sesc ON / Palmas/TO / Agosto/Setembro 2021

- Projeto Dominguinho em Casa / Sesc Alagoinhas/BA Setembro 2021

- Intercâmbio e Conexões Palco Giratório 2021/ "Teatro de Sombras os desafios da atualidade" Cia Gente Falante e Cia Lumiato

- Circo Minimal / Semana da Criança em Candelária/RS 2021

- FESTIM 2021 (Formato Virtual) Festival de Lambe-lambe de BH

- Feira do Livro de Porto Alegre/ RS 2021...

- Estréia do Espetáculo Maria Peçonha 2023 (teatro do Sesc Alberto Bins, 24 e 25 de junho - 16h)

Foto2 Lambe-lambe Volte - Foto  Paulo Ma
O_Teatro_de_Sombras_de_Ofélia_sombras_b

Oficinas de Formação em Teatro de Formas Animadas

A Cia Gente Falante realiza periodicamente Oficinas de formação para atores manipuladores.
A Oficina Construção da Forma e do Movimento, promove estudo e pesquisa da linguagem do Teatro de Animação com foco em várias técnicas, promovendo a prática de construção de bonecos e seu manejo profissional.

Catálogo com

as atrações da Cia Gente Falante

imagem_capa_catálogo.jpg

Quando eu era jovem, minha ambição era ser uma das pessoas que fariam a diferença neste mundo. Minha esperança é deixar o mundo um pouco melhor por ter estado nele.
Jim Henson

"A cultura é o bem mais valoroso que uma nação deve prover para seus cidadãos"

Entre em contato

51 984179835 51 984179841

Obrigado pelo envio!

bottom of page